Dicas para seu primeiro Ensaio fotográfico

Como fazer um Ensaio Fotográfico profissional com simples passos.

Você não conhece muita coisa de fotografia mas quer fazer algo bom demais?? Então esse post é para você, sabemos que você é uma pessoa inteligente e se seguir esse passo a passo você vai conseguir fazer o seu projeto de ensaio fotográfico.

A Tecnologia da Informação e a Fotografia

Fazer um primeiro ensaio pode parecer um bicho de sete cabeças, porém com uma logística legal e seguindo algumas regras você consegue entregar fotos bonitas para seu cliente.

Eu, Renato Mascagna, acredito que o ensaio fotográfico junto da tecnologia da informação trouxe um pouco de gestão para esta área, simplificando os processos necessários para bons resultados.

O que preciso para ser um bom fotógrafo?

As praticas e o esforço feito nos ensaios é o ponto chave para os fotógrafos evoluírem como profissionais. Esse tipo de ensaio faz o fotografo desenvolver sua percepção, técnica e tecnologia, o fazendo dar o melhor de si.

Para fazer um ensaio profissional, o fotógrafo precisa ter um alto conhecimento prático e teórico, mas a ideia aqui é ensinar a você a driblar as regras e em poucos passos te fazer preparado para um ensaio fotográfico marcante.

Dica #1: Estude seu cliente e o local do ensaio

Estudar o cliente:

As técnicas exigidas em cada ensaio fotográfico podem variar muito. É de extrema importância que o fotógrafo estude o seu cliente, como que tipo de fotos ele espera ou que tipo de foto ele gosta. É recomendado pedir para ele algumas fotos que ele tem e gostou e algumas que ele espera ter, com essa simples ação você elimina possíveis problemas, e é bem bacana você conversar sobre qual tipo de roupa a pessoa vai usar.

Ambiente:

Após descobrir os gostos do modelo fotográfico, é preciso conhecer o local das fotos, pesquise por ensaios que foram feitos no local, ou pesquise apenas por imagens do local. Isso vai ajudar a você a ter ideias do tipo de foto que irá fazer. É legal saber o que o cliente quer com as fotos pois auxilia muito no processo de pós produção na edição.

Não esqueça de olhar a previsão do tempo se o ensaio for externo.

21-01-2015 – São Paulo – Parque do Ibirapuera. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Dicas #2: Horário e aparência do local

Horário:

Os melhores horários para fotografia é de manha cedo ou no final da tarde, em qualquer outro horário suas fotos não terão a mesma magia, ja que para um fotógrafo a iluminação é crucial. Nos outros horários, caso queira ter o mesmo resultado, você terá que conhecer muitas outras técnicas de fotografia.

Aparência do ambiente:

O ambiente influencia muito nos resultados, tente treinar seu olhar para ver texturas e cores, talvez um muro com uma parte vermelha pode ser o toque final em suas fotos ou a textura de uma parede de madeira para deixar a imagem com um jeitinho natural.

Exemplo de iluminação, tirada por Anthony

Dica #3: Equipamentos necessários para iniciar com os ensaios fotográficos básicos.

Para realizar um ensaio fotográfico, é necessário desenvolver e planejar antes de executar.

Qual câmera usar? A câmera vai depender do seu orçamento. Mas recomendamos:

  • Canon T2I com uma lente 50MM usada você vai gastar uns mil reais
  • Canon T6I com uma lente 50MM usada você vai gastar uns 2 mil reais
  • Canon 60D com uma lente 50MM usada você vai gastar uns 2 mil reais
  • Canon 80D com uma lente 50MM usada você vai gastar uns 3 mil reais
  • Canon 5D com uma lente 50MM usada você vai gastar uns 3 mil reais
  • Canon 6D com uma lente 50MM usada você vai gastar uns 3 mil reais
  • Canon 6D MARK II com uma lente 50MM usada você vai gastar uns 5 mil reais

Todos os valores citados são de equipamentos usados, quando são novos, os preços até dobram. Renato e o flash ? Para a técnica que vamos usar não é preciso de um flash mas é altamente recomendável quando você tiver orçamento comprar um.

Qual é a configuração que vou usar ?

ISO 100, ABERTURA 1.8 e a velocidade inicial vai varear de 60 em lugares mais escuros a 250 em lugares mais claros, lembrando que estas configurações só devem ser usadas nos horários recomendados: de manhã cedo ou final de tarde. A velocidade vai ser o único parâmetro que você vai alterar o tempo todo, diminuir ou aumentar para regular sua fotografia, recomendo que faça uns testes antes de ir para seu ensaio.

Dica #5: Marcar o local do ensaio

Marque local e hora com seu/sua modelo, analise as informações do local, veja se vai ter algum evento na região no dia que possa atrapalhar, se tem estacionamento, verifique o horário de abertura do parque e se eles cobram fotógrafos profissionais para fotografar.

Dica #6: Faça o Modelo se Sentir à Vontade com as Câmeras

Ser fotografado pode ser um pouco constrangedor principalmente se a pessoa é tímida, mas a timidez inicial é super normal e a maioria dos ensaios começam a fluir depois de 15 minutos fotografando. O bate papo é o remédio para timidez, ser simpático e alegre é essencial para que crie confiança!

 A alegria é contagiosa e também ajuda a deixar o(a) modelo mais confiante na hora das fotos. Deixe claro que ali é um ambiente profissional, mas que não precisa estar sério. E o mais importante: deixe-o confiante sobre tudo e demonstre que você, fotógrafo, sabe o que está fazendo!

Posição na foto!

A questão da pose é a mais importante, pois são elas que podem passar a mensagem com maior fluidez. Seja para um tom mais sóbrio e sério ou para algo mais sensual, cada parte do corpo precisa estar bem posicionada.

E as mãos?

Boa parte dos modelos não sabe o que fazer com as mãos, pois elas aparentam estar ali apenas atrapalhando, então saiba indicar como um bom posicionamento das mãos pode aumentar o sentimento da foto. Um exemplo: nada de deixá-las retas ou tentar escondê-las. Use-as valorizando o corpo como um todo, com movimentos leves para os lados, de maneira assimétrica.

Falando em simetria, fotos simétricas, não ajudam em nada! Com as mãos é a mesma coisa. Uma pode estar apoiada em uma parte do cenário e a outra na cintura, por exemplo. Isso ajuda a criar uma sensação de descontração e deixar o clima mais leve. Isso serve para as pernas também. Nada de pés com pés e joelhos com joelhos. Um pequeno passo a frente pode mudar a qualidade da foto e seu tom!!

Para onde olhar?!!!

Outra grande dúvida de muitos modelos é sobre olhar diretamente para a câmera. Isso depende muito da pose, do cenário, do objetivo da foto e por aí vai.

Quando o fotografado olha diretamente para a câmera ele passa a estar encarando o seu espectador, aquele que irá observar a foto.

Isso pode ser muito bom quando o objetivo é sensualizar ou tentar convencê-lo a algo, como em fotos publicitárias. Mas muitas vezes olhar para o lado ou focar em um objeto do cenário pode ocasionar em fotos mais bonitas. Tudo é uma questão de perspectiva.

Eai?! Gostou?!

Sim?! Ótimo! Caso queira apenas seu ensaio e não necessariamente ser o fotógrafo, ainda sim esta no artigo certo! Venha conhecer uma equipe de fotógrafos cabulosos que podem fazer você, nosso cliente, super contente com os resultados de suas fotos!!!!

fale conosco!

Deixe um comentário

WhatsApp Chat
Send via WhatsApp