Conheça o Photoshop!

O QUE É PHOTOSHOP ?

Adobe Photoshop é considerado o melhor programa de edição de imagens do mundo! O mais usado por todo tipo de agencias, universidades! A ferramenta é desenvolvida pela Adobe Systems e é considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais

Sua mais recente versão é apelidada como Adobe Photoshop CC (sigla cujo significado é Creative Cloud, correspondente à sua décima quarta edição [14.0] desde seu lançamento), disponível para os sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS X.

História

O programa Photoshop foi concebido em 1987 por Thomas Knoll, na Califórnia, Estados Unidos. Knoll estava em casa trabalhando em sua tese de doutorado, quando criou um código em seu computador que exibia imagens em tons de cinza. Como o código não estava diretamente relacionado à sua tese, Knoll subestimou o seu valor. Mal sabia ele que esse era o primeiro esboço do fenômeno Photoshop!

Mais tarde, quando seu irmão John Knoll se encantou pelo programa, ele percebeu seu potencial. Ambos trabalharam juntos para desenvolvê-lo e em 1990 foi lançado pela Adobe, que havia comprado o programa.

Características

Apesar de ter sido concebido para imagens em impressão em papel, o Photoshop é usado hoje principalmente para imagens destinadas à World Wide Web.

O Photoshop também suporta edição com outros tipos de programas da Adobe, especializados em determinadas áreas: o Adobe ImageReady (edição de imagens para a web), Adobe InDesign (edição de texto) Adobe Illustrator (edição de gráficos vectoriais), Adobe Premiere (edição de vídeo não-linear), Adobe After Effects (edição de efeitos especiais em vídeo) e o Adobe Encore DVD (edição destinada a DVDs). Os formatos de arquivos nativos do Photoshop (PSD ou PDD) podem ser usados entre estes programas.

A título de exemplo, o Photoshop CS permite fazer elementos da interface gráfica de DVDs (menus e botões), desde que dispostos separadamente no ficheiro original (PSD ou PDD) por camadas (layers) agrupadas por ordem específica, de forma que, ao ser importado pelo Adobe Encore DVD, este consiga criar a edição para DVD com esses elementos.

Os formatos de arquivos nativos podem ser importados de programas da concorrência, como o Corel Photo-Paint, Pixel32, WinImages, GIMPCorel Paint Shop Pro, etc.

O Photoshop suporta vários espaços de cor (color spaces):

Em 2002, a Adobe incluíu o Adobe Camera RAW, um plugin desenvolvido por Thomas Knoll que permite ler vários formatos de ficheiros RAW, provenientes principalmente de máquinas fotográficas profissionais. Uma versão preliminar deste plugin esteve opcionalmente disponível para o Photoshop 7.0.1 a $99 dólares americanos.

Em 2012 foi lançada a versão 13.0, também chamada de “Photoshop CS6”, uma vez que “CS” indica a sua integração no pacote de programas Adobe Creative Suite. Quanto ao número “6” é por ser a sexta versão desde que a Adobe reformulou a marca dos seus programas.

O único problema do photophop é que o seu preço elevado deixa margem para outros programas concorrentes ganharem mercado em outras faixas, como por exemplo: o GIMP, que é gratuito… ou Pixelmator, que é um editor semelhante para a plataforma Macintosh.

Impacto cultural

O termo photoshopping (também “photoshopar” no Brasil) é um neologismo que significa “editar uma imagem” independentemente do programa que se utilize (de forma similar ao neologismo Googlar). A Adobe desencoraja o uso do termo devido ao receio de distorcer a imagem de marca da empresa.

O termo “photoshop” também é usado como substantivo relativamente à imagem alterada. Numa vertente mais recente também é chamada de fake (traduzida por falso). Esse jeito de falar se refere a imagens parodiando famosos (com imagens de nudez entre outras). Surgiram até concursos de Photoshop em que profissionais e amadores competiam para mostrar as suas capacidades de edição de imagens nestas vertentes. O termo é também por vezes utilizado por artistas, para se referir a imagens que tenham sido retocadas (retouched) ao invés das imagens originais.

Recentemente, o Photoshop é usado para alterar e desenhar veículos, normalmente carros. Esse processo é denominado digi-moddingphotoshopping ou tuning virtual. Já são muitos os sites que se dedicam a este aspecto, e este novo tipo de “arte” tem-se expandido.

Formato PSD

Ver artigo principal: Photoshop Document

Formato padrão da Adobe para documentos do Photoshop. Possui muitos recursos extras como imagens por camadas. Este formato é suportado por pouquíssimos programas fora o Adobe Photoshop.

Alternativas

Existem muitos outros editores de imagens bitmap disponíveis, mas nenhum deles conseguiu a popularidade do Adobe Photoshop entre os profissionais. Os concorrentes mais utilizados nos mercados-alvo são o GIMP e os pacotes de programas comerciais como: Corel Photo-PaintPhotoFiltre, Paint Shop Pro e Affinity Photo.

Entre outras alternativas menos conhecidas, pode-se destacar o GIMPshop (uma versão do GIMP com uma interface gráfica semelhante ao Photoshop), o paint.net, o Pixel32 disponível em mais plataformas do que os outros programas comerciais, o PhotoFiltre, excelente alternativa gratuita para uso não-comercial, e o PhotoScape que está fazendo um enorme sucesso pela sua facilidade de uso.

Está interessado em aprender o Photoshop? Se inscreva no nosso canal e de uma olhada no vídeo abaixo!

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.