ENSAIO FOTOGRÁFICO DICAS E

DUVIDAS COMUNS

1 –  Ensaio fotográfico como funciona ?

Qual é a quantidade de  fotos ? tem uma quantidade fixa de fotos?

A duração de um ensaio pode variar de 1 à 6 horas. Depende muito do tipo de projeto e do que foi combinado, já fiz ensaio na praia que tiramos 3 horas de manha no nascimento do sol e 3 horas a tarde no crepúsculo, já fiz no parque Ibirapuera em 40 minutos.

A quantidade e a qualidade das fotos vai depender do tipo de projeto e disposição dos modelos. No geral, uma maior duração no ensaio não significa que irão receber uma quantidade maior de fotos.

Qualidade depende de todos e de tudo, luz ,o local, fotógrafo e se o casal ou o modelo esta no clima do ensaio, pois as fotos nada mais são do que a imagem que vocês transmitem.

ensaio fotografico casal diacas
Ensaio fotográfico casal como fazer

2 – Que tipos de roupas devemos levar ?

Novamente vai depender do projeto combinado, se for fotos temáticas ex: estilo anos 50 os casais que vão com roupas que se combinem (estilo e cor), principalmente a pessoa fotografada tem que se sentir bem de preferencia roupas confortáveis durante a sessão.

O mais importante é se divertir e ser você mesmo. Com certeza o ensaio vai ficar lindo.

Em relação à quantidade de trocas, a intenção do ensaio não é fotografar para um catálogo de roupas. Lógico que, dependendo do ambiente, há roupas e estilos que combinam mais com o local (praia, urbano, parques e etc).

 No ensaio, costumo fotografar em dois ambientes para ter uma variação maior no material. Então, duas trocas já são mais que suficientes mas o ensaio em si seria uma troca só.

ensaio fotografico externo dicas
Ensaio fotográfico externo dicas

3 – Você recomenda algum lugar especifico para fazer o ensaio?

Olha vai depender do tipo de fotografia que tu quer fazer e o estilo de fotos, o local apenas irá realçar a beleza das fotos. Ensaio Street nas ruas fica lindo mas tem pessoas que não gostam muito da exposição.

Eu gosto muito de ensaio em parques como o Ibirapuera, ou na praia. Nosso objetivo no ensaio é se divertir e descontrair para que as fotos mostre o momento que pode ser mais alegre, picante, sedutor, enfim passar a mensagem na fotografia,pois um ensaio de casal para casamento mostra o amor, a paixão que fica no olhar, e isso que retratamos.

ensaio fotografico casamento dicas
ensaio fotografico casamento dicas

Os nossos ensaios são, na maioria das vezes, externos. Gosto muito de fotografar no período da manha, começando entre às 7 ou 9 h. A medida que o tempo vai passando, a luz vai ficando cada vez melhor. Tem fotógrafos que não gostam de fotografar depois das 11 mas nos desenvolvemos técnicas e as fotos ficam maravilhosas.

Se quiserem fazer a tarde, da para aproveitar o crepúsculo do dia e brincar bastante com o por do sol as fotos ficam maravilhosas.

dicas de ensaio fotografico feminino
Dicas de ensaio fotográfico feminino

6 – E a maquiagem? É incluso no Ensaio fotográfico ? 

Alinhamos o projeto a sua necessidade a maquiagem e a produção fica à critério de vocês. Se vocês querem fotos que mostrem o jeito e o dia a dia de vocês, vão normalmente para as meninas uma maquiagem leve esta bom. Se quiserem uma coisa mais fashion, é legal ter uma maquiadora  durante a sessão fotográfica.

7 – Você faz tratamento nas fotos?

SIM. Todas as fotos passam por tratamentos ( correção de brilho e contraste e uma leve melhorada na pele). Caso o cliente precise de um efeito photoshop mais profundo ex para capa de CD ou revista fazemos também tudo é uma questão de alinhar o projeto a suas necessidades.

ensaio fotografico bandas dicas
Ensaio fotográfico bandas dicas

8 – Temos um animal, podemos levar ele no ensaio?, quantas pessoas eu posso levar no ensaio ?

Trabalhamos com projetos on demand ou seja tu fala o quer e nos alinhamos para você, podem levar cachorros, gatos, pássaros, porcos pois os bichinhos agregam valor as fotos que ficam mais alegres e divertidas. Não esqueçam de levar alguém responsável para ficar com o animal.

9 – É possível a gente fazer o ensaio em outra cidade ou Pais? 

R: Sim. alinhamos o projeto para você, a diferença vai ser o custo do projeto pois todas as atividades, passagens, locação e estadia fica por conta do contratante. Nos adoramos fazer projetos fotográficos em local diferente pois a criatividade aflora.

10 – Eu vi umas fotos na internet que ficou muito bonito. Podemos fazer um parecido? 

Sim podemos porem cada cliente é diferente, tanto no estilo, no gosto, mas podemos criar o efeito e composição da foto. Na verdade até gosto quando o casal ou modelo começa a se envolver mais, Quando o cliente participa com poses e idéias para o ensaio o resultado e sempre melhor.

Ensaio fotográfico dicas para fotógrafos.

Começando a fotografar, A maioria das pessoas que começam a fotografar com fotos externo ou festas de aniversários de parente e amigos antes de realmente se firmar na área.

Como agir com o cliente ?

É muito importante que você converse com seu cliente, do que ele gosta, que tipo de fotografia ele quer, sentir seus medos e anseios.

Com essa troca de informações você saberá o que o cliente deseja. Sendo assim você vai começar a ter um laço com o cliente, e isso irá ajudar você e o cliente sentir mais tranquilo no dia no ensaio.

Qual é o melhor horário para fazer o ensaio externo ?

O melhor horário é aquele em que o sol está baixo. Os melhores horários para fotografar externo são a partir das 7h00 até umas 10h00 no máximo apesar que se o local tiver muitas arvores da para estender um pouco mais, e a partir das 15h30 , ou se você estiver com sorte e o dia estiver nublado.

De manhã ainda é o melhor horário para fotografar em área externa, pois os parques estão mais vazios e calmos, e o frescor da manha é muito bom para o fotografo que se cansa menos e isso transparece na fotografia.
Em um ensaio fotográfico o que está em destaque é a pessoa, por isso lembre-se sempre de deixa-lá em evidencia, porem não esqueça de alinhar com o cliente, eu já tive cliente que me pediu para não fazer  fotos de close ou perto.

Através da conversa com seu cliente descubra que ele gosta, que tipo de fotos mas no geral e importante ter um pouco de cada estilo fotográfico

10% de plano geral, para mostrar o local do ensaio.

20% de fotos espontâneas sem poses

30% retrato mais fechado, mas alinhe com o cliente.

15% Meio corpo

15% variação plano americano e corpo todo, mas fechando na pessoa.

10% detalhe, sapatos, mãos olhares

15% retrato bem fechado só que mostrando o corpo inteiro.

Com essas dicas já da para ter uma visão geral do ensaio, crie uma logística fotográfica que tu vai ganhar tempo e ter um resultado satisfatório nos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *