O que é um book de fotos ?

O book de fotos é um livro fotográfico pois é formado por uma certa quantidade fotos, que pode variar de 10 há 60 fotos dependendo do tipo de projeto que será usado, a principal função dessas fotografias é ter um álbum fotográfico para mostrar aos clientes o seu perfil de modelo, porem de uns anos para cá muitas pessoas fazem um book para ter para si e mostrar para os amigos e parentes .

Uma das principais ferramentas de trabalho das modelos em todo o mundo é o book fotográfico, através dele que clientes de vários segmentos realizam a sua pré-seleção na hora de contratar para algum projeto, campanha ou desfiles, por esse motivo é muito importante que as fotos do book seja feito por um profissional qualificado e experiente no assunto.

book de fotos
Book de fotos

 

Qual a razão de fazer um book?

Simplesmente porque é a ferramenta que expõe o perfil , medidas e os trabalhos do modelo, é através do book que serão analisados vários fatores, como os pontos fortes, a sua desenvoltura na frente das lentes. Um book fotográfico de boa qualidade é a porta de entrada para trabalhar na área da moda. É a partir dele que a modelo conseguirá mostrar o seu talento e do que é capaz para os clientes da agência.

 

book de fotos masculino
book de fotos masculino

Fotógrafos para book

Antes de optar por fazer um book fotográfico em uma agência de modelo, pesquise bastante o nome da agencia, quem é o fotografo, clientes que já fizeram o trabalho com aqueles profissionais assim a menina ou menino, podem se sentir mais seguros, pois os profissionais envolvidos são de confiança.

Infelizmente a maioria das agências espalhadas pelo o Brasil não são sérias não vamos generalizar pois temos também ótimas agencias , mas infelizmente muitas só querem vender o book mesmo, por falta de políticas, normas e fiscalização das agencias, elas trabalham livremente prejudicando sonhos de muitas pessoas, pois prometem mundos e fundos só para vender o Book fotográfico, e pior, se as fotos tiradas fossem feitas por profissionais valeria a pena mas porem nem isso e oferecido aos modelos.

Por isso e muito importante fazer um levantamento das informações “google” da agencia antes de ir nela, mesmo que a agencia tenha um bom posicionamento no mercado, e que sejam comprometidas em fazer um bom trabalho.

É importante que a agência ou estúdio não tenha muita reclamação.

book de fotos feminino
book de fotos feminino

• Olhe os Trabalhos já realizados anteriormente: É importante saber como a agência é vista no mercado de trabalho, por exemplo, se ela costuma fazer bons trabalhos, quem são as pessoas que fazem parte do seu Casting, se ela já assinou grandes projetos, todas essas informações deixam os futuros modelos mais tranquilos quanto ao agenciamento, e o mesmo procedimento quanto ao fotografo que vai fazer o seu book .

• Referências: Se possível, converse com outras modelos que tenham feito o seu book com determinada agência, nada mais de confiança do que um depoimento autentico de quem já passou por essa situação, ou seja, quanto mais informações você tiver, mais tranquilo você se sentirá.

• Preços: Faça comparações de preços, o que acontece é que algumas vezes o book feito com os parceiros da agência tendem a ser mais baratos, pois são feitos com fotógrafos e estúdios parceiros, caso isso não aconteça, converse com o responsável e fale a respeito dessa questão, sem dúvida você conseguirá chegar a um valor bom para todos os lados, lembrando sempre que esse valor do book é pago pela modelo e não pela agência, mesmo que ela já seja aceita pela agência de modelo. O pagamento da agência é feito através de percentuais cobrados em cima do cachê dos trabalhos conseguidos pela agência.

• Seleção das fotos: Imagina ter que escolher entre várias fotos oferecidas, é fundamental escolher aquelas que mais agradem quem vai contratar, não necessariamente a pessoa, e ter a ajuda da agência, que já está acostumada com essa questão, é muito importante, pois no caso de alguém sem experiência, pode acontecer de escolher fotos que não sejam tão favoráveis, e descartar alguma coisa que no final valeria muito a pena mostrar, tudo é muito relativo e conceitual, por isso a importância de ter uma opinião de um olhar mais treinado e que saiba prestar a melhor consultoria. Aqui, a quantidade não é necessariamente o melhor, o importante é que todas as imagens mostrem o potencial da modelo, é um verdadeiro cartão de visita, é o momento de mostrar ao cliente que você tem a capacidade de fazer com que a sua campanha, ou desfile, ou editorial de moda seja realmente um sucesso.

book
book

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *